Lágrima de gratidão…

Image-1 3

Desde pequena que tive um enorme fascínio pelos filmes orientais sobre o aluno que finalmente encontra o mestre para aprender, mas antes de receber esses ensinamentos tem de se disciplinar e provar que está preparado para os receber… conseguia imaginar o cheiro dos incensos, as luzes das lamparinas à noite nos cantos do mosteiro, os quartos simples com janelas pequenas viradas para as altas montanhas repletas de neves perpétuas e os sons das orações entoadas pelos monges ao alvorecer…
Quando em 2007 estive dois meses nos Himalaias consegui reviver essas memórias de infância ao dormir nos mosteiros nas altas montanhas e a comer na cozinha com os monges… Talvez noutros artigos fale mais desta viagem tão importante na minha vida, no ano da minha grande viragem profissional… e para o ano já lá vão 10 anos…
Sim, 10 anos de Yoga Tibetano em especial de Lu Jong (yoga tibetano de cura) e de práticas mais profundas como o Tsa Lung (yoga tibetano da energia)… não admira que já seja formadora sénior de professores de Lu Jong e ainda a única professora em Portugal autorizada por Tulku Lobsang a ensinar a forma completa de Tsa Lung…
Mas sobre este assunto também falarei noutros artigos, porque 10 anos merecem alguma reflexão… e se nestes 10 anos foi em Braga que fiz expandir estas práticas, sinto que está a chegar a hora de pensar em mudar de rumos… já sinto os ventos da mudança no ar, mas também sobre estes ventos falarei mais para a frente até porque ainda estarei por Braga no próximo ano…
E foi nesse mesmo ano de 2017 que encontrei o mestre tibetano Tulku Lobsang que me tem ensinado os segredos da Filosofia e Psicologia Budista Tibetana e as práticas preciosas do yoga tibetano… como seria possível não me render quando após alguns meses de prática tudo fazia tanto sentido e os resultados eram profundos ao nível do meu corpo, da minha vitalidade e da minha mente?

Hoje dediquei o dia a preparar-me para a prática intensiva de Tsa Lung às 17:30 e ao montar a sala de práticas uma lágrima soltou-se sem motivo… ou talvez com grandes motivos, pois um profundo sentimento de gratidão aflorou à minha pele… esta prática ainda é ensinada como nos mosteiros, com as suas invocações à linhagem, com as meditações originais, com os exercícios desenvolvidos e praticados pelos grandes yoguis e yoguinis da India e Tibete desde à mais de 2000 anos e agora estão aqui nas nossas mãos… e muitos desses yoguis e yoguinis estão à nossa volta nas paredes desta sala a lembrarem-nos de que vale a pena a dedicação e o esforço…
OK, bem sei que os tempos mudaram! Se mudaram… As práticas precisam de se adaptar às épocas… os mestres autênticos tendem a desaparecer… a vida moderna não permite a dedicação dos yoguis dos himalaias… sim, bem sei que essa é a realidade! Eu também tenho uma vida moderna e valorizo muito quem sabe integrar de forma flexível as práticas nas suas vidas… Mas ainda assim é bom saber que há práticas que se mantêm autênticas e nós, na medida das nossas possibilidades, damos o melhor que sabemos e podemos… e outra lágrima aflorou ao canto do olho… sim, estou muito grata…

Apesar do Tsa Lung ser uma prática extremamente profunda e exigente, é acessível a todos (independentemente das suas crenças) e está aqui bem perto de nós ocidentais…
Todas as segundas a partir do dia 12 Setembro dou aulas regulares de Tsa Lung às 20:30… e esporadicamente faço aulas intensivas de duas horas aos sábados para aprofundarmos esta prática tão poderosa…
E é com muito entusiasmo que em 2017 vou me tornar oficialmente professora de Tsa Lung…
E com mais entusiasmo ainda, dia 6 Setembro, Braga receberá o Mestre Tulku Lobsang para um workshop de Tummo das 10:00 às 17:00 (no Convento do Carmo)… Tummo é uma prática muito avançada do Yoga Tibetano que normalmente vem a seguir ao Tsa Lung e só pode ser transmitida por um mestre tibetano experiente nestas práticas. No entanto, o mestre Tulku Lobsang não faz restrições e qualquer pessoa pode aprender e praticar… aproveita esta oportunidade de ouro!

CIMG2307keypaisagem de Key

Próximos eventos:

Dakinis_Julho_AnaTaboadaCursoBudismosessão-gratuita

2 thoughts on “Lágrima de gratidão…

  1. – Teu é o exemplo de vida!! É a evolução do ser. A vitória da conquista do apreendizado, está na liberdade dos ventos do Himálaia. Teu ser, semeou sementes do amor; do desapego; da Sansara da vida! – Parabéns, ao exemplo de seu caminho!! Namastê, filha da Vida e da Luz.

    • Grata pelas lindas palavras! Mas ainda me sinto muito longe do desapego… procuro viver cada momento com integridade, sabendo que há ainda um longo caminho a percorrer… Namasté! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s