Mind Full ou Mindful?

mindfulness_poster_UK

No dia 18 Maio começa mais um curso de meditação mindfulness , das 20:30 às 23:00 , no Saber Plural em Braga. Em quatro quartas feiras iremos aprofundar as bases de mindfulness e compreender a sua importância , os seus benefícios e como colocar em prática no dia a dia nas nossas relações , na educação , nas nossas profissões.
Na próxima quarta feira , dia 11 , às 20:30 no Saber Plural vou apresentar o curso numa conversa gratuita que incluirá respostas e debate sobre as seguintes questões:
~ o que é afinal mindfulness? qual a importância de sermos mentes mais conscientes? e qual a importância de criar espaço mental?
~ quais os objectivos , benefícios gerais e impacto na nossa vida profissional , familiar , social e individual…
~ como integrar , de forma simples , a pratica no dia a dia , na nossa vida pessoal e profissional…
~ mindfulness como um compromisso para melhorar a qualidade de vida , as relações com os outros (em vários aspectos da vida) e a relação connosco mesmos…
~ esclarecimento de questões…

Mais informações sobre o Curso de Mindfulness:

Curso Teórico-Prático de Mindfulness (parceria com Plataforma Família)

Curso: dias 18 e 25 Maio , 1 e 8 de Junho (20:30 às 23:00).

Formadora: Ana Taboada

Destinatários: pessoas interessadas em iniciar a prática ; praticantes que querem aprofundar os seus fundamentos filosóficos e a própria prática ; empresários ; educadores ; profissionais de saúde.

Alguns benefícios da prática: calma mental, maior consciência plena; gestão dos pensamentos e das emoções, redução de stress físico e emocional, aumento da concentração e memória; bem estar físico.

Conteúdo programático:

▪ O que é mindfulness . O que é meditação . Tipos de meditação e objectivos. Formas de meditação . A natureza da mente . As emoções e como gerir as emoções.
▪ Bases de mindfulness : Os 9 estágios da meditação ; As 4 atenções ; Os 5 obstáculos à meditação ; Os 8 antídotos; Os 6 poderes da mente.
▪ A prática formal de mindfulness : Antes da meditação . Durante a meditação : posição , respiração , objecto de meditação . Depois da meditação.
▪ A prática de mindfulness no dia a dia : como integrar na rotina diária e nas relações com os outros (ao nível profissional , familiar , pessoal) ; técnicas simples para se aplicar a qualquer hora do dia e local.

Total de horas de curso: 10

Custo: 100€

Local: Saber Plural Centro Estudos

Inscrição: info@plataformafamilia.pt ou 253204055

Mais sobre os benefícios de mindfulness:
A palavra mindfulness está na moda , é gasta por muitos mesmo sem saberem o que realmente significa e muito menos o que representa , que impacto tem nas suas vidas diárias , no seu desempenho profissional , no bem-estar físico e mental , na motivação , nos seus relacionamentos , na forma como lidam com os problemas e as situações difíceis das suas vidas.

Mas uma coisa é certa , os benefícios já estão provados , resta saber como pôr em prática de forma regular , com consciência e sabedoria do que se está a fazer , dos obstáculos a superar e das ferramentas a recorrer.

Vários estudos corroboram os benefícios da técnica . Cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard demonstraram a melhoria da memória de idosos saudáveis que desenvolviam o treino de mindfulness . Outro grupo de cientistas , orientado por Richard Davidson , da Universidade de Wisconsin , observou o aumento do número de anticorpos em pessoas que meditam por oito semanas após vacinação contra gripe , em relação ao grupo de controlo . Também orientado por Richard Davidson , pesquisadores de Wisconsin , Espanha e França , investigaram os efeitos de um dia de prática meditativa intensiva num grupo de praticantes de meditação experientes , em comparação a um grupo controlo de indivíduos não treinados , que se dedicaram a atividades tranquilas mas não à meditação . Após oito horas de prática , os praticantes de meditação apresentaram diversas diferenças genéticas e moleculares , incluindo alteração dos níveis de mecanismos genéticos de regulação e níveis reduzidos de genes pró-inflamatórios , que por sua vez se correlacionaram a uma recuperação física mais rápida a uma situação de stress . O autor do estudo Dr. Richard Davidson revela : “ Até onde sabemos , este é o primeiro trabalho que demonstrou alterações rápidas na expressão de genes em praticantes de meditação ”. Encontras o resumo deste artigo científico aqui.

Com o uso de imagens de ressonância magnética , outra pesquisa , realizada no Hospital Geral de Massachussetts , evidenciou que a meditação aumenta as espessuras do córtex pré-frontal cerebral , área ligada ao planeamento de comportamentos cognitivos complexos , e da ínsula direita , ligada às sensações corporais e às emoções . “ Isso significa que a meditação tem a ver com alterações na estrutura física do cérebro”.

Já há evidências também sobre como mindfulness pode ajudar pacientes com transtorno obsessivo compulsivo ( TOC ) . Além disso , em 2004 , a revista científica Proceeding of the National Academy of Sciences publicou um relato sobre o aumento do sinal gama nos treinos da consciência plena , com uma maior ativação de regiões cerebrais associadas a aspectos afetivo-emocionais . Isso sugere a capacidade do treino mental de produzir um estado cerebral elevado associado à percepção , solução de problemas e consciência.

Esta técnica é referendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ) que reconhece os benefícios de mindfulness na saúde.

Matthieu Ricard , monge Budista que desistiu há 40 anos da sua carreira de biólogo molecular em França para estudar Budismo nos Himalaias , colabora ativamente com o Mind and Life Institute , na investigação cientifica dos efeitos da meditação no cérebro e viaja por todo o mundo divulgando os seus excelentes resultados.

Eu , Ana Taboada , desisti em 2007 de trabalhar como Técnica Superior de Laboratório apoiando trabalhos científicos na área da Biomedicina , para me dedicar a tempo inteiro ao estudo e prática das ciências contemplativas como a meditação , mindfulness , psicologia e filosofia budista , como também à prática e estudo do yoga tibetano , a ciência do corpo subtil . Sinto-me ainda uma cientista , que pratica , estuda e partilha com muitos , os benefícios , a magia e o poder destas práticas ancestrais , mas tão adaptadas às mentes e corpos modernos.
Tirei a minha formação de Mindfulness na Alemanha com o Mestre Tibetano Tulku Lobsang em 2011 , mas sem dúvida que não foi essa formação que me tornou professora de meditação mindfulness … mas sim as incontáveis horas de práticas diárias , os imensos retiros já realizados ao longo destes anos , as minhas experiências meditativas ou insights , o implementar no dia a dia cada ensinamento , a sabedoria que foi emergindo com cada passo do meu caminho à descoberta de mim mesma , dos mistérios da vida , dos encantos do meu corpo e segredos da minha mente.

1930228_1744503742436336_7665214186698662974_n

Próximos eventos:

Dakinis_Maio_AnaTaboadaRitual CháOPEN DAYWorkshopLiberdade

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s