A escritora da minha vida …

slide1

Hoje ao preparar-me e ao estruturar a base teórica que vou ensinar no meu próximo Retiro Abraçar as Emoções Reprimidas deparei-me com um dos meus versos preferidos do grande sábio indiano Shantideva :

“Os seres nocivos estão por todo o lado como o próprio espaço.
É impossível que todos sejam suprimidos.
Mas que se aniquile apenas esta mente irada
E é como se todos os inimigos tivessem sido subjugados.

Cobrir toda a terra com camadas de cabedal –
Onde poderiam encontrar-se tais qualidades de pele?
Mas apenas com as solas de cabedal dos meus sapatos
É como se eu cobrisse toda a terra.”

Uma mente calma e um coração compassivo é capaz de muito. O seu potencial é imenso e está para além da nossa compreensão. Nessa calma e silêncio encontram-se as respostas às nossas questões e as soluções para os nossos problemas. Serenamos a turbulência gerada pelas nossas emoções e medos e a nossa visão abre-se , logo a realidade muda. E é assim que só com a sola dos meus sapatos parece que cubro toda a terra! Neste oceano agitado do caos das nossas vidas , serei uma gota de amor que tem a capacidade de gerar águas calmas à minha volta…
Por isso , se queremos ver um mundo diferente , temos de começar por nós. A mudança parte de nós e é com a mudança da nossa consciência que ajudamos outras consciências a mudar. E assim seremos a sola que cobre toda a terra.

E numa época em que somos violentamente invadidos por distrações a todo o momento é urgente “regressar a casa” … ir ao reencontro desse espaço mental onde confortavelmente repousamos. Num retiro aprendemos a nos libertar das distrações externas (os emails , os telefonemas , as obrigações e responsabilidades diárias …) para nos ajudar a fazer um detox intenso das nossas poluições internas (o ruído mental que não nos permite estar plenamente conscientes , relaxar o corpo e escutar a voz do nosso coração). Urge o silêncio nas nossas mentes para criar espaço nos nossos corpos e corações!
O passo seguinte é enchermos de amor e compaixão os nossos corações … mas se a mente não abre , o coração também não … é preciso muita coragem para libertarmos o medo que mantém as nossas mentes tão estreitas , tão limitadas e cortar de vez a reação em cadeia causada pelo medo!

Medo da mudança , medo de perder a felicidade , medo de receber a infelicidade ou problemas , medo da insegurança e da incerteza , medo da dor , medo de ser rejeitado e abandonado , medo de não ser amado , medo de decidir … concluindo , medo de perder o meu chão e tudo o que me mantém estável , seguro e sob controlo… e não é este século dominado pelo medo?!
Para sermos autênticos , honestos connosco mesmos e deixarmos de fugirmos da nossa natureza é fundamental entrar no silêncio das nossas mentes e , resgatando a coragem inata do nosso coração , ouvir os nossos medos , quais os seus fundamentos e compreender como estes são as causas dos nossos problemas : internos (tristezas , depressões , neuroses , ansiedades , traumas) , externos (relacionamentos amorosos , trabalho , vícios) , físicos (doenças , dores , tensões)… Reconhecer , compreender e finalmente transformar… quando olhamos o medo vamos descobrir a nossa vulnerabilidade , um terno amor instável , um espaço aberto sem chão , sem nada onde nos segurar , mas também o potencial para a criação tal como o escritor que tem a caneta na mão e o papel em branco à sua frente… este é o momento em que decido ora fugir , ora congelar , ora lutar – com uma coragem disfarçada de raiva – com o inevitável , e sinto-me ameaçada , insegura , miserável , insatisfeita… ou este é o momento em que me rendo , salto para esse imenso espaço e sorrio , relaxo , e reconheço a beleza da incerteza , da insegurança , da curiosidade ao desconhecido… e sem julgar-me , sem condenar-me , abraço a minha vulnerabilidade e deixo que a minha mente com medo repouse nesse espaço aberto , aceitando-me completamente através do calor genuíno do amor e da bondade e , confiando em mim , na vida e na voz finalmente audível que grita do meu coração , sinto o pulsar da força interna da minha consciência sem medo e a plenitude do vento que sopra da minha alegria e felicidade natural… e assim me torno a escritora da minha própria vida… e com total confiança no meu poder inato , celebro a beleza da vida com toda a sua incerteza , abertura e possibilidades , dando-lhe a cor do amor , da alegria e felicidade!

Mais sobre este Retiro : aqui e aqui.

Mais informações:

Evento : Retiro – Abraçar as emoções reprimidas : as relações , as doenças , o medo , a insegurança , a frustração , a ansiedade
Data : 1 a 3 Abril , Sexta (18:30) a Domingo (15:00)
Local : Seminário da Silva – Barcelos
Valor (inclui acomodação e todas as refeições): 170€
+ Info & Inscrições (até 24 Março) : ana@anataboada.com

Inclui:

▪ Treino da Mente : Psicologia da Mente , Emoções e Medos , Natureza da Mente , Meditação , Mindfulness , Contemplação
▪ Treino do Coração : Amor , Compaixão , Bondade , Alegria
▪ Treino do Corpo : Yoga Suave de Cura , Yoga da Energia , Movimentos Conscientes , Toque Subtil , Meditações de Felicidade-Êxtase , Massagens

PROGRAMA:

6a feira – 1 Abril
18:30 – 19:30 ~ Check-in
19:30 – 21:00 ~ Jantar
21:00 – 22:30 ~ Introdução ao Retiro

Sábado – 2 Abril
7:30 – 8:30 ~ Prática de Mindfulness
8:30 – 10:00 ~ Pequeno almoço & Descanso
10:00 – 13:00 ~ Teoria & Prática (com tea-break)
13:00 – 15:00 ~ Almoço & Descanso
15:00 – 19:30 ~ Teoria, Prática & Massagem (com tea-break)
19:30 – 21:00 ~ Jantar
21:00 – 22:30 ~ Festinha de convívio com música e dança

Domingo – 3 Abril
8:00 – 9:00 ~ Prática de Mindfulness
9:00 – 10:30 ~ Pequeno almoço & Descanso
10:00 –13:00 ~ Teoria, Prática & Conclusão (com tea-break)
13:00 – 15:00 ~ Almoço & Despedida

Orientado por Ana Taboada

Retiro

Próximos Eventos:

Ritual CháCursoBudismo

Ana's Logo with Circle V2b

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s