Qual é o teu poder ?

DSC00207Hoje dei a primeira parte do curso de meditação mindfulness no Porto e como é habitual falei muito do elefante selvagem que é a nossa mente , como treiná-lo , quais os obstáculos ao seu treino , como superar esses obstáculos , quais os benefícios de treinar esse elefante , quais as mudanças na nossa vida e nos nossos relacionamentos … blá , blá e muito mais blá , blá … e , claro , os 6 poderes que o elefante tem e que podemos e devemos recorrer para o tornar no nosso melhor amigo !

Primeiro , que significa poder ?
Força ou energia que quando bem usada nos permite concluir uma tarefa com menor ou maior êxito … quanto maior o poder , mais força ou energia tenho , logo mais êxito terei .
Para treinar o nosso elefante selvagem precisamos de 6 poderes :
– o poder de ouvir , o poder do pensamento , o poder da mente mindfulness , o poder da mente alerta , o poder do entusiasmo perseverante e o poder da familiaridade … conforme vamos avançando nos poderes , mais forte fica o elefante , logo mais treinado.

Mente forte significa mente flexível , que se adapta facilmente a qualquer situação , seja esta qual for … ou seja mente menos condicionada , logo mais livre .
É esta liberdade da mente que desejamos alcançar . Liberdade é a natureza da nossa mente mais profunda . Liberdade é sabedoria . Liberdade é amor incondicional .

Estes 6 poderes podemos aplicar ao amor : os 6 amores . E não é o amor um poder , uma força que nos move que está para além do pensamento e da razão?
O primeiro amor é o amor de ouvir : eu ouço-te … é um amor fraquinho , existe amor , mas é um amor muito vulnerável às emoções … Depois vem o amor do pensamento ou da contemplação : eu penso em ti … melhor que o anterior , mas mesmo assim débil … A seguir é o amor da mente mindfulness : eu sinto-te … hummmm , até podes não estar na minha presença , mas eu sinto-te … este é um pouco mais forte e faz-nos vibrar heheheh !!! Logo a seguir , o amor da mente alerta : eu cuido-te … porque quem ama cuida , não é verdade ?! … E porque ainda é possível um amor mais poderoso , depois vem o amor do entusiasmo perseverante : contigo nada é difícil … parece utopia , mas acreditem que é possível e é nessa direção que temos de ir … E por fim , quando eu ouço-te , quando eu penso em ti , quando eu sinto-te , quando eu cuido-te , quando contigo nada é difícil , o fogo do amor cresce tanto , mas tanto que é possível chegar ao grande amor : o amor da familiaridade … neste amor , contigo sinto-me em casa !!! Existe maior poder que este amor ?!
Este amor é a essência de mindfulness : sem esforço a mente acalma ; sem esforço a mente fica clara ; sem esforço a mente é sábia !!!

Díficil ?! Sim, não é tarefa fácil … e se conceber este tipo amor para um amor no plano mais mental , como o amor de uma mãe com um filho ou o amor entre irmãos , etc , já é díficil , imaginem conceber nos relacionamentos entre casais ou namorados ?! em que o amor não pode ser apenas mental , mas também físico e que o fogo do amor é posto sempre em causa e ao longo do tempo destruído com os problemas , com os obstáculos da vida … então é que parece impossível …
Mas questionem-se , existe algo mais belo que essa compatibilidade da mente , química do corpo e ligação de coração entre duas pessoas ? Existirá amor mais completo ? Na via tantrayana dizemos que se tivemos méritos de encontrar um amor assim , então temos de o saber proteger e de o alimentar , porque é um amor assim que nos pode fazer chegar a casa mais facilmente …

Se sentires com alguém esse fogo , protege-o e faz com que cresça e nunca apague … e lembra-te que amar o outro não é querer que o outro faça tudo o que tu queres , mas antes desejar que o outro seja feliz . Se essa felicidade passar por estar ao teu lado então ainda melhor . Mas amar é dar espaço ao outro para ele ser feliz .
Por isso , como diz o Mestre Tulku Lobsang , temos de acreditar no amor … Mesmo no amor entre um homem e uma mulher é possível amar com liberdade , com sabedoria . Amar sem medo de perder . Amar sem a prisão do apego e da fixação . Amar sem possuir . E se ainda sofremos por amor é porque não acreditamos 100% no amor … Porque o amor é sempre mágico e nunca erra !!!

Amo-te e só quero que sejas feliz . Amo-te e já me sinto feliz . Amo-te e sou mais livre .
Parece loucura , mas o amor é a loucura mais sabia que existe !!!
Este é o poder do amor !!!

E tu , qual é o teu poder ?!

Ana's Logo with Circle V2b

One thought on “Qual é o teu poder ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s