Porquê Física Quântica?

FisicaQuantica_DanielaSantosCaros amigos e amigas,

É já na próxima 6a feira, das 21:00 às 22:30, que terei o privilégio de receber novamente a Engenheira Daniela Santos para uma Palestra sobre Física Quântica para Leigos agora com uma nova apresentação e novas surpresas.

Tão cedo este tema não voltará a ser discutido aqui no Estúdio pelo que não só aconselho todos os alunos do Estúdio, mesmo que já a tenham ouvido a falar deste tema, como também todas as pessoas interessadas em perceber melhor a realidade que nos rodeia a participarem.

Esta palestra visa introduzir alguns conceitos básicos da física quântica que por si só permitirão um melhor entendimento sobre a ‘’matéria’’, a energia e o universo. Será mostrada uma perspectiva geral destes conceitos e tentar-se-á fazer uma correlação com a filosofia budista, onde a natureza dos fenómenos – vacuidade – assume particular importância. Esta palestra tem um custo de 6€ para externos e 4€ para alunos e as inscrições são efectuadas para o meu email: ana@anataboada.com (indiquem nome, localidade e telemóvel).
Como Sua Santidade Dalai Lama diz sabiamente: “Uma árvore em flor fica despida no Outono. O belo transforma-se em feio, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.”

Entender a natureza dos fenómenos, incluindo a nossa mente, segundo a perspectiva budista passa, para a mente ocidental, por um entendimento claro de física quântica a um nível pelo menos básico e numa linguagem acessível. Exige usarmos a nossa inteligência e a nossa abertura mental para que esta mente tão materialista possa sair do quadrado. E quando, com conceitos simples existe um certo entendimento, ainda que meramente intelectual, de algo que era tão complexo, já vale a pena. E como dizia Einstein “aquela mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao ser tamanho original”.

Que significa realmente a “forma” é a “não forma”; a “matéria” é a “não matéria”? E que importância tem a sua compreenção nas nossas vidas e nos nossos relacionamentos?
Compreender a natureza dos fenómenos é a unica forma de percebermos a importância de sermos verdadeiramente felizes e de amarmos. Sem esta compreensão nunca chegaremos a entender o total sentido de compaixão e de amor. Por isso, à questão: é importante entender melhor como a realidade funciona e existe? Se é importante para ti a felicidade, o amor e a compaixão, então a resposta é SIM. Não temos outra alternativa ou continuaremos a sofrer num oceano de ignorância. A escolha é tua!

Com toda a dedicação e entusiasmo,

Ana Taboada

Ana's Logo with Circle V2b

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s