Lu Jong – A Arte de Ir mais Além…

Slide1

Caros amigos e amigos,

É com muita alegria e entusiasmo que vou iniciar já no próximo dia 27 de Julho um Curso Intensivo de Formação de Professores de Lu Jong em Lisboa. É a segunda edição em Lisboa e será de 27 a 3 Agosto, 10 e 11 Agosto, ficando para próximo da data do exame um fim de semana de revisão e preparação para exame.

Desde os meus 16 anos que pratico yoga e desde 2005 que sou professora de yoga. Contudo, até conhecer o mestre Tulku Lobsang em 2007, o único yoga que praticava e ensinava era o yoga indiano e o yoga moderno que pouco tem a ver com o Lu Jong. Devo confessar que a paixão pelo Lu Jong não foi imediata. Mas consoante sentia e via à minha volta os extraordinários benefícios desta prática, fui-me rendendo aos seus encantos.

A sua doçura, suavidade e profundidade leva-nos a trabalhar de forma subtil os canais e a prepará-los para trabalhos ainda mais profundos de outras práticas mais avançadas do yoga tibetano.

Além disso está intimamente relacionado com a medicina tibetana, o que não só permite prevenir, como também ajuda no tratamento de muitas doenças. Cada movimento foi desenvolvido para pressionar determinados pontos que abrem, curam e transformam o nosso corpo, a nossa energia e a nossa mente.

O Lu Jong não pretende apenas o equilíbrio do corpo, da respiração e da mente. O Lu Jong vai mais além… o Lu Jong visa a transformação e a purificação, para chegarmos ao que somos: amor!

Desperta em cada célula e em cada poro o nosso verdadeiro potencial para amarmos completamente.

Como as gotas de orvalho cobrem as folhas na madrugada, assim as gotas de amor começam a preencher cada canal do nosso corpo. É assim que nasce a auto-estima e o amor cada vez mais abrangente por todos os seres.

E como uma flor que se desabrocha ao sol, assim o nosso corpo se abre com os suaves movimentos do Lu Jong. É uma dança, em que o corpo é o dançarino e a respiração a música.

O corpo abre, porque relaxa profundamente. Não um relaxamento entorpecido, mas num estado de plena atenção e consciência.

A mente não se distrai e foca-se, primeiro apenas no movimento e, depois, conforme a prática se tornar mais familiar e sem esforço, na sensação de bem estar que naturalmente se gera. É assim que a mente acalma sem esforço. É assim que o Lu Jong se torna numa meditação em movimento.

O objectivo do Lu Jong não é chegar a lado nenhum, mas sim sentir todo o movimento do principio ao fim… e a cada repetição vamos sentindo mais espaço e logo gera-se uma oportunidade de irmos mais além. Sim, Lu Jong é mesmo isso: ir além das nossas tensões, bloqueios, de tudo o que nos limita e nos cria fronteiras. E é por este motivo que desperta o amor, porque desse espaço nasce amor, como uma borboleta que sai do seu casulo e voa bem alto livremente. Assim é o amor, precisa de espaço para crescer!

Para mim pensar que o Lu Jong já foi praticado e transmitido de forma ininterrupta de mestre a aluno desde há milhares de anos e chega a nós através da sabedoria de grandes mestres, faz-me derreter o coração. É de facto um privilégio ter recebido estes ensinamentos através de Tulku Lobsang e estar autorizada a ensiná-los. E não só a ensiná-los, como a formar professores que poderão manter esta linhagem viva.

Como recusar receber jóia tão preciosa? E quando a temos nas mãos, como a podemos deixar escapar?

Deixo-vos com um vídeo que gravei nos Açores em Agosto de 2011 onde apresento os primeiros cinco movimentos: os cinco elementos. Este é um grupo muito especial que trabalha especificamente a nossa coluna vertebral – que é a nossa fonte de energia – e também ajudam a equilibrar e mesmo purificar os 5 elementos: espaço, terra, vento, fogo e água.

Sintam a sua doçura e o seu poder…

…Que o Lu Jong se possa espalhar e assim beneficiar cada vez mais pessoas!

 

Com entusiasmo e dedicação,

Ana Taboada

 Ana's Logo with Circle V2b

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s