Tog Chöd – Nível 1 – em Lisboa: vence os teus medos e expectativas!

Slide1

Caros amigos e amigas,

É com muito entusiasmo e motivação que nos dias 13 e 14 de Abril estarei a orientar um workshop de Tog Chöd – nível 1 – em LISBOA das 10:00 às 12:30 | 14:30 às 17:00.

Local: INATEL Alvalade – Av. Rio de Janeiro | Parque de Jogos 1º de Maio | Lisboa

As inscrições já estão abertas e são muito limitadas. Por isso inscrevam-se o quanto antes para ana@anataboada.com.

Já foram inúmeros os artigos que escrevi sobre esta prática tão poderosa e eficaz nos dias de hoje.

Eis uns pequenos excertos para recordar:

“Tog Chöd significa “cortar o pensamento”. O pensamento não é sabedoria. A sabedoria reside no coração. O Tog Chöd permite-nos de forma muito fácil e simples “cortar” o pensamento e descermos ao coração… é uma forma rápida de abrir o nosso coração até ao infinito! É a forma mais fácil de meditar… este é o poder do Tog Chöd!

Uma prática simples que se adapta a todos os tipos de pessoas – com ou sem flexibilidade, força ou preparação física. Através da combinação da posição, do movimento, da respiração e da espada da sabedoria usa o Poder do Agora como forma de obtermos mais concentração e calma… usa o Poder da Decisão como forma de obtermos mais força e coragem mental… e usa o Poder da Sabedoria como forma de purificarmos a nossa mente e realizarmos a nossa verdadeira natureza!

Esta prática foi desenvolvida pelo precioso Mestre Tulku Lobsang. Baseia-se na combinação de movimentos de Tsa Lung com a tradicional Dança dos Monges Tibetana.

A um nível básico permite a atenção plena da mente – mindfulness – através do movimento fluido e rápido, da posição do corpo definida e da respiração fogo.

A um outro nível mais profundo permite a transformação das nossas emoções negativas, como a raiva – que abrange todas as formas de “não gosto”, “não quero” – em força e clareza mental.

A espada simboliza a sabedoria, o amor – que é nossa verdadeira natureza – e é o que corta a emoção. A espada é o mestre que nos guia, muda e ajuda – é Buda, Dharma e Sangha.

A espada externa é o que guia o movimento. É apenas um símbolo que tem um determinado significado. Quanto mais significado atribuirmos, mais poder vai ter. Atribuímos um grande significado à espada e esta deixa de ser apenas de madeira!

A espada interna é o poder da decisão. É a sabedoria, a vacuidade e é o faz cortar a nossa ilusão, a ignorância.

A espada secreta é a realização da nossa verdadeira natureza.”

(…)

“O princípio é simples: todas as emoções não são fixas, logo não têm uma existência sólida. Significa que não existem por si só. É a nossa fixação à emoção que nos leva a sentir que esta nos pertence, que é o que somos. Esta emoção faz parte de uma mente muito temporária que está sempre em mudança. Não é de todo a nossa natureza mais profunda. Como a nossa mente não está treinada porque não passou por uma formação adequada – a que no ocidente poderíamos chamar de ginásio para a mente! – certas condições às quais ainda estamos vulneráveis levam a que esta emoção se expresse. Mas o facto de ainda não termos controlo em fazer parar o nascimento da emoção, não significa que tenhamos que nos identificar com essa emoção.

Uma forma fácil dessa emoção se transformar – sem para isso termos qualquer treino mental prévio – é através da prática de Tog Chöd. Primeiro geramos com consciência a emoção, depois recorrendo à nossa correcta motivação e à mente no momento presente, sem esforço, a emoção cai ao coração e converte-se em clareza mental.

O momento presente permite termos pleno controlo na emoção e a motivação dá a direcção correcta. É assim que a raiva se converte em força, coragem e confiança. É a alquimia da mente.”

E para terminar palavras de sabedoria de Tulku Lobsang:

“Toda a existência e todo o planeta é uma porta fechada. Nós somos a chave vajra, diamante. Até sermos livres tudo está fechado. Temos de aprender a usar essa chave. Temos de aprender a decidir e a escolher.

Tudo o que decidirmos, mudamos.

Tudo o que escolhermos, torna-se realidade.

A decisão e a escolha é só o que precisamos para a vida se tornar mais clara. Decidir e escolher com responsabilidade.”

 

Lembrem-se que a impermanência da vida não é possível controlar. Está sujeita à Lei do Karma. Mas é possível ainda assim dar-lhe uma direcção. A perda dessa direcção é o que nos faz sentir e estar completamente perdidos. Essa perda de direcção é a falta de decisão.

Decidir é o que torna a vida clara! “Agora” é sempre o melhor momento de decidir… estar agarrado ao passado e esperar pelo amanhã é apenas fruto dos nossos medos e expectativas… Usa o Poder da Decisão e a mudança acontece!

 

BodhiSoha!

Com toda a minha dedicação e motivação,

Ana Taboada

Ana's Logo with Circle V2b

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s