Mindfulness & Lo Jong

Ao início a nossa mente é como um elefante selvagem... com o treino vai-se tornando mais obediente e calma.

Caros amigos e amigas,

Para quem quer levar a sério a prática de meditação é necessário entender bem quais os objectivos da meditação, que tipos de meditação existem, que estágios meditativos a mente vai percorrendo, quais os obstáculos que esta vai enfrentando e que antídotos poderemos recorrer para os ultrapassar. Além disso é importante sabermos que ao longo do caminho gradual recorremos a determinadas atenções e poderes da mente.

A meditação mindfulness é a base de todas as meditações. Perceber intelectualmente toda a sua filosofia é fundamental para qualquer praticante de meditação e em especial para aqueles que pretendem obter mais que saúde e felicidade temporária.

Paralelamente a esta base teórica sobre a meditação é fundamental entender melhor a nossa própria mente e a natureza dos fenómenos para que a forma como pensamos também mude. E se mudarmos a forma de pensar, mudamos a forma como vemos a realidade: “muda-se um pensamento e muda-se a realidade”. A este trabalho analítico chama-se no Budismo Tibetano de Lo Jong (treino da mente). Primeiro tentamos entender intelectualmente até que se gere bastante convicção. Para isso analisamos intelectualmente um pensamento, uma frase, para que após estarmos completamente convictos e já não haja dúvidas, possamos integrar completamente nas nossas vidas e nas nossas práticas. Até chegar o dia em que a vida e a prática não se distinguem.

Uma das práticas fundamentais do Lo Jong é a meditação analítica nos 4 pensamentos transformadores da mente. Não só muda a forma como vemos os problemas, a vida e as nossas emoções, como nos dá motivação e convicção para praticar e estudar o Dharma. E se queremos ainda mais motivação e convicção devemos pensar, contemplar e meditar nos 4 selos do Budismo.

Para todos estes ensinamentos é importante ouvirmos primeiro. Este primeiro passo dá-nos a oportunidade da nossa mente se abrir um pouco a novos conceitos. Depois faz sentido estudar e pensar analiticamente sobre o assunto. Quando conseguirmos integrar na prática o que analisamos então é o que se chama meditação. Quando o sujeito e objecto são inseparáveis.

A mente analítica é movimento. A mente focada num só ponto é calma e estabilidade. Estas duas qualidades terão de se unir. Neste momento esse é o nosso problema. Ou somos muito analíticos e nesse momento não temos calma mental ou somos muito calmos mas não temos capacidade de analisar! Neste momento a unica forma de trabalharmos as duas é intercalando as duas práticas: meditação analítica e meditação focada num só ponto.

Como sei que é muito importante ter estas bases para progredir no “caminho gradual até à iluminação” no mês de Março irei lançar à experiência um novo conceito das aulas de meditação mindfulness. Estas aulas decorrem todas as 4a feiras das 20:10 às 21:10. Normalmente focamos-nos apenas na prática de meditação mindfulness, mas agora pretendo, a nível experimental, introduzir a teoria sobre mindfulness e também de Lo Jong. A prática ficará então reduzida a um espaço mais curto. Dependendo de como correm as aulas poderá haver aulas dedicadas apenas à teoria e outras apenas à prática.

O bom professor deve ter a capacidade de adaptar o método aos alunos em causa. Mas a essência tem de permanecer intacta!

Estes ensinamentos foram-me transmitidos directamente pelo Venerável Mestre Tulku Lobsang Rinpoche. E neste momento sou ainda a única aluna portuguesa autorizada por Rinpoche a ensinar mindfulness. Devo dizer que é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Mas também cheguei a um momento que posso dizer que depois de tudo o que ouvi e aprendi de Rinpoche, de tudo o que estudei e contemplei e, acima de tudo, depois de todos os cursos que já ensinei sobre o assunto e da minha própria prática sinto-me relativamente à vontade a ensinar este tema. Cheguei ao momento que posso admitir que me apaixonei completamente por estes ensinamentos e quando isto sucede tudo se torna bem mais fácil.

BodhiSoha!

Com todo o meu entusiasmo e dedicação,

Ana Taboada

Ana's Logo with Circle V2b

2 thoughts on “Mindfulness & Lo Jong

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s