Tog Chod – O Poder da Espada da Sabedoria

Caros amigos e amigas,

É já nos dias 1 e 15 de Dezembro o nível 1 do Curso de Tog Chöd – A Espada da Sabedoria – no INATEL em Braga para todos os que são do Norte. Para quem é do Sul, em Fevereiro em Lisboa!

Esta prática foi desenvolvida pelo precioso Mestre Tulku Lobsang. Baseia-se na combinação de movimentos de artes marciais com a tradicional Dança dos Monges Tibetana. Toda a sua filosofia é do Budismo Tibetano.

A um nível básico permite a atenção plena da mente – mindfulness – através do movimento fluido e rápido, da posição do corpo definida e da respiração fogo.

A um outro nível mais profundo permite a transformação das nossas emoções negativas, como a raiva – que abrange todas as formas de “não gosto”, “não quero” – em força e clareza mental.

A espada simboliza a sabedoria, o amor – que é nossa verdadeira natureza – e é o que corta a emoção. A espada é o mestre que nos guia, muda e ajuda – é Buda, Dharma e Sangha.

A espada externa é o que guia o movimento. É apenas um símbolo que tem um determinado significado. Quanto mais significado atribuirmos, mais poder vai ter. Atribuímos um grande significado à espada e esta deixa de ser apenas de madeira!

A espada interna é o poder da decisão. É a sabedoria, a vacuidade e é o faz cortar a nossa ilusão, a ignorância.

A espada secreta é a realização da nossa verdadeira natureza.

A um nível pessoal posso partilhar que esta prática para mim é muito mais que meditar. A meditação acalma-nos e temporariamente elimina os nossos venenos mentais. Mas o Tog Chöd corta a raiz das emoções. Transforma todo esse lixo que fomos acumulando ao longo de vidas, em luz, claridade mental.

Em todos os momentos que sinto dificuldade em escolher a melhor opção e em tomar uma decisão, dirijo-me ao meu altar, pego com muito respeito e convicção na minha espada e começo a fazer movimentos… quanto mais raiva deixar vir à superfície, melhor… mais lixo vou transformar. A minha motivação profunda é a compaixão: o desejo sincero e profundo que todos os seres se libertem do sofrimento. Quanto maior for essa força, mais vou queimar. A compaixão é quem dá a direcção correcta. O fogo é a raiva e o combustível é todo esse lixo maior que a lixeira de Nova York! E quanto mais lixo, maior o fogo… e quanto mais se queima, menos fica!

E assim é a via trantrayana. Usamos o que já temos, como recurso para nos libertarmos de vez desses obstáculos. Porque chega um momento que esse lixo diminui tanto, que nos sentimos tão bem… tanta paz e em simultâneo tanta força e coragem mental.

Agora é o momento de escolher e decidir. Transformámos o nosso coração de cristal em coração vajra – diamante. É um coração cheio de coragem e determinação. Agora sentimo-nos guerreiros da paz e, sem medo, avançamos. Um problema só é problema até encontramos a solução e, se chegarmos à conclusão que não tem solução, então também deixa de ser problema!

É com essa força e determinação que tenho feito as minhas decisões, as minhas escolhas e as grandes mudanças na minha vida tornam-se realidade. Esse poder nunca veio fora de mim própria. O segredo está em encontrar esse poder que todos nós temos, sem excepção!

“Toda a existência e todo o planeta é uma porta fechada. Nós somos a chave vajra, diamante. Até sermos livres tudo está fechado. Temos de aprender a usar essa chave. Temos de aprender a decidir e a escolher.

Tudo o que decidirmos, mudamos.

Tudo o que escolhermos, torna-se realidade.

A decisão e a escolha é só o que precisamos para a vida se tornar mais clara. Decidir e escolher com responsabilidade.”

Palavras sábias de Tulku Lobsang Rinpoche

Para concluir, lembrem-se que a impermanência da vida não é possível controlar. Está sujeita à Lei do Karma. Mas é possível ainda assim dar-lhe uma direcção. A perda dessa direcção é o que nos faz sentir e estar completamente perdidos. Essa perda de direcção é a falta de decisão.

E deixo-vos com um vídeo surpreendente de Tulku Lobsang em prática livre de Tog Chöd:

 

Com toda a minha dedicação e entusiasmo,

Ana Taboada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s