O Lu Jong e a família Gracindo…

A família Gracindo a praticar Lu Jong!

“Foi um presente as aulas de Lu Jong que tivemos com a Ana Taboada, ela tem uma energia incrível que nos levou a aprofundar ainda mais a prática.” A Família Gracindo

“Com mais de 50 anos de carreira, tornou-se um rosto bem conhecido dos portugueses, ao participar em telenovelas como O Casarão, Dona Beija ou O Bem Amado, esta última tendo o pai, Paulo Gracindo, como protagonista. É ele o Invisível, a grande referência da peça Canastrões, concebida para assinalar o centenário do seu nascimento e, ao mesmo tempo, falar sobre o ofício de ator. Em palco, estarão Gracindo Júnior e os filhos Gabriel e Pedro, representando o Enviado, o Acontecido e o Inevitável. Nos bastidores, encarregada da produção, ficará Daniela, a filha mais velha, 36 anos, também atriz.” A Revista Visão

Foi no mês de Março, enquanto se preparavam para a estreia da peça Canastrões, que a família Gracindo pode usufruir, todas as semanas, de uma aula ao ar livre de Lu Jong: o yoga tibetano de cura.

O convite foi feito pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso onde dava aulas de Tog Chod e, obviamente, que logo aceitei o desafio de ensinar os encantos do Lu Jong a “caras” tão famosas.

“O contraste é esmagador na Casa de Requeixo, onde estão instalados, e cujas paredes de granito remontam ao séc. XVI. Uma vez por semana, têm uma aula de ioga tibetano nos jardins, com os passarinhos da pequena aldeia de Frades como banda sonora.”, assim descreveu a Revista Visão a passagem desta família de atores pela Póvoa de Lanhoso.

“Encontrar a simplicidade, ó tarefa árdua!” – se esse é o desafio do ator, diria que também esse é o desafio nas aulas de Lu Jong. Uma prática suave e doce, onde se pretende a união da posição do corpo e do movimento. O objectivo não é chegar a lado nenhum, mas sim sentir todo o movimento do principio ao fim… a consciência plena do corpo, da respiracão e da mente!

Além do seu objectivo terapêutico, o Lu Jong permite sentir profundamente o corpo. A consciência plena do nosso corpo permite-nos abrir, desbloquear… usamos o corpo como veiculo da mente. O objectivo não é obter flexibilidade, mas sentir. A flexibilidade só trabalha a um nível muito grosseiro… mas ao sentirmos profundamente o corpo e o movimento podemos nos abrir a um nível muito mais subtil.

A prática de Lu Jong é uma preparação para os trabalhos ainda mais subtis de Tsa Lung e posteriormente Tummo. Para quem está interessado em se tornar professor desta prática tão especial, relembro que é já em Agosto que começa o curso de formação de professores de Lu Jong em Lisboa. Será um curso um pouco mais intensivo de forma a que em Novembro os alunos possam ser certificados pelo Mestre Tulku Lobsang num fim-de-semana especial de ensinamentos e examinação. As boas notícias é que este ano esta certificacão será em Portugal. É um grande presente de Rinpoche para os alunos portugueses! 🙂

Para mais informacões sobre esta formação reconhecida pela organização internacional Nangten Menlang do precioso Mestre Tulku Lobsang enviem-me um email: ana@anataboada.com.

E já agora aproveitem para ver o pequeno vídeo que a revista Visão fez sobre a família Gracindo e a sua peça em Portugal: http://visao.sapo.pt/senhoras-e-senhores-a-familia-gracindo=f659050

“Eu vivi no palco e representei na vida…”… quando ouvi esta frase fez-me sentir o mesmo: Eu vivo na prática e represento na vida! 🙂 Obrigada à familia Gracindo por me fazer lembrar…

Com todo o meu amor e dedicação,

Ana Taboada

Lu Jong e a família Gracindo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s