Tog Chod: A Espada e a Sabedoria

Caros amigos e amigas,

Está-se a aproximar a minha ausência… De 17 de Novembro a 6 de Dezembro estarei em retiro com Tulku Lobsang. É com muito entusiasmo e motivação que irei frequentar o retiro de Bliss (Meditação da Felicidade Êxtase), a formação de professores de Meditação Mindfulness (Meditação da Atenção Plena da Mente) e o curso de renovação professores/formadores de Lu Jong.

E relembro que logo dois dias depois de chegar – no feriado do dia 8 Dezembro –  terá lugar a aula especial de Tog Chöd no ginásio da UM das 15:00 às 18:00. Esta aula é uma oportunidade única para quem nunca praticou, poder conhecer esta prática tão poderosa e, para quem já conhece, aproveitar para aperfeiçoar, aprofundar e praticar em grupo.

Esta aula será orientada por mim e um amigo que vem de propósito de Coimbra: o João Mateus! Tem um custo de 15€ e requer inscrição para o email: ana@anataboada.com. Quem ainda não tem a espada, por favor, deverá indicar no acto de inscrição (cada espada custa 12€).

Bom, as novidades ainda não terminaram… por mais incrível que possa parecer, poucos dias depois de chegar destes retiros, terei de ausentar-me novamente de 11 a 15 de Dezembro para ir a Viena fazer o Curso de Formadora de Professores de Tog Chöd… é isso mesmo: Formadora de Professores de Tog Chöd!!! 🙂 Não é formidável??!!!

Para mim é um grande privilégio ser formadora de professores das práticas ensinadas por Tulku Lobsang. Em Abril deste ano passei a ser formadora de professores de Lu Jong e agora serei de professores de Tog Chod. Ambas as práticas são magníficas! Merecem ser espalhas e ensinadas a cada vez mais pessoas.

O Lu Jong é amor em movimento… Com a sua suavidade e graciosidade, é o doce das práticas do Budismo Tibetano!

O Tog Chöd é – através do movimento dinâmico e a atenção plena da mente – a transformação da emoção negativa em sabedoria.

Todos temos a nossa mente envenenada por emoções negativas. A raiva é uma das mais nocivas! Essa emoção pode-se manisfestar em actos – desde os mais grosseiros e violentos, a pequenas “explosões de raivazinha”; em palavras – desde os gritos coléricos, a ligeiras resposta de má vontade – ou simplesmente ficar-se nos pensamentos… Todas produzem mais ignorância e, por isso, mais medo e expectativas: “o inimigo e o demónio das nossas vida”.

Sempre que nos ocorre o pensamento “não gosto”, “não quero” é uma manisfestação dessa emoção. Por isso, meus amigos, todos, enquanto não formos iluminados, temos de trabalhar essa emoção. As boas notícias é que reconhecer que ela existe em nós é já um grande passo para a transformação. Pois, não é ao renunciar a emoção que a vamos reduzir: ela continuará lá ainda que adormecida. Mas é sim ao usá-la que a vamos poder transformar em sentimento puro, em clareza mental, em sabedoria!

A prática do Tog Chöd é um método que procura trabalhar as emoções para reconhecer qual é a sua natureza inata. E essa natureza é pura.

O mais importante é a “motivação correcta” diz Tulku Lobsang. O praticante concentra-se na emoção, por exemplo a raiva ou o medo, e sente o seu poder, como a força de uma energia, que é depois utilizada no movimento dinâmico e transformada em força mental, confiança e coragem. Através deste relacionamento consciente com a energia da emoção, o inimigo torna-se nosso amigo!

Desta forma, nesta prática não se reprime ou se nega as emoções, mas sim está-se atento aos padrões dos pensamentos: faz-se a sua leitura e reconhecimento e modifica-se a sua forma. “Da mesma forma que na alquimia, o chumbo é transformado em ouro”. Não é magnífico?!

Deixo-vos com um vídeo de Tulku Lobsang na prática livre – sem forma – do Tog Chöd: a versão poderosa desta prática!!!

 

 

E também, para quem ainda não viu, o meu vídeo de apresentação praticando algumas das formas do Tog Chöd: a versão de uma yoguini!!! 🙂

 

 

Com todo o meu entusiasmo e motivação,

Ana Taboada

2 thoughts on “Tog Chod: A Espada e a Sabedoria

  1. Vi os pequenos filmes e gostei mto além de toda a explicação. Gostaria muito de poder solicitar, se um dia pode dar um workshop deste género no meu eEspaço. Tenho uma sala criativa com algum espaço para esse efeito.
    Um abraço e muito sucesso nas sua formações.
    Eugénia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s