Tog Chöd: um método para reduzir os medos e as expectactivas!

[se não conseguires visualizar corretamente as imagens e os vídeos, consulta diretamente o blog: www.anataboada.wordpress.com]

 

"A expectativa é o inimigo. O medo é o demónio."

 

Caros amigos e amigas,

 

Conhecem a poderosa prática de Tog Chod?

A prática de Tog Chöd é por vezes designada como dança Yaman ou a dança furacão. Foi adaptada para as necessidades das pessoas ocidentais pelo meu Mestre Tulku Lobsang.

 

Com estes movimentos, bem como o simbolismo da espada, esta prática serve para reduzir o medo e a expectativa. Este método é o melhor e o mais fácil para meditar sem precisarmos de controlar os nossos pensamentos.

 

Esta preciosa técnica foi-me transmitida diretamente por Tulku Lobsang e fui autorizada a ensiná-la.

 

O Tog Chöd foi criado para ser praticado por qualquer tipo de pessoa e está especialmente adaptado aos corpos e mentes das pessoas modernas.

A motivação principal para esta prática deve ser a de nos libertarmos do medo e do ego. Mas em especial do medo. Pois o medo é a raiz de todas as emoções negativas.

 

Não é necessário ser-se budista, nem ter um mestre para sermos bons praticantes de Tog Chöd. O Tog Chöd é para jovens e adultos, desportistas e sedentários, calmos e stressados, homens e mulheres. O Tog Chöd é para todos!

 

Tog significa pensamento e Chöd cortar. O pensamento não é sabedoria. “A sabedoria é o silêncio, a paz do amor incondicional”. A mente intelectual não é a solução para o sofrimento, por isso necessitamos da mente silenciosa.

Todos sabemos o quanto o pensamento só multiplica os nossos problemas. Mas ficar em silêncio é muito difícil para a mente moderna. Nós não entendemos o que é não fazer nada, por isso é tão importante cultivar “não pensar em nada”.

 

Com os movimentos de Tog Chöd caminhamos para a mente vazia… caminhamos em direcção ao silêncio.

 

Os medos e as expectativas são os inimigos da vida.

A vida é só um dia. A vida é só hoje! O Tog Chöd é uma forma de estarmos  presentes no momento e assim reduzirmos o medo e as expectativas.

 

A espada é o símbolo da sabedoria ou coragem. Diz-se que é um guerreiro pacífico ou praticante espiritual aquele que decide lutar para se libertar das emoções negativas. A vida é como uma guerra de emoções.

 

Por isso, Tog Chöd não é tanto uma arte marcial, mas sim uma forma de meditar. Não é uma arte marcial porque não procuramos lutar com ninguém fora de nós mesmos. Fora de nós próprios não encontramos nenhum inimigo. Nós somos o inimigos de nós próprios e deste mundo.

 

Deixo-vos este vídeo gravado nos Açores que serve de apresentação desta prática intensa e poderosa.

A minha forma de praticar Tog Chöd é em estilo yoguini de água!!! Por isso não esperem encontrar o dragão de fogo poderoso como o meu mestre Tulku Lobsang. Cada um vai adquirir o seu próprio estilo de praticar a forma, consoante o seu elemento dominante!  O mais importante é sentirmos cada movimento, cada posição para que movimento e forma se tornem um… pois o objectivo é unir método e sabedoria.

 

 

 

Quem quiser saber mais informações sobre as aulas de Tog Chod, por favor, contacte-me para o email: ana@anataboada.com.

 

No próximo dia 8 Dezembro, eu e um amigo – João Mateus – vamos dar uma Aula Especial de Tog Chöd no ginásio da Universidade do Minho. Será das 15:00 às 18:00. As inscrições são limitadas! Não percam esta oportunidade… e, por favor, divulguem bastante esta iniciativa. O João Mateus vem de propósito de Coimbra, o ginásio foi alugado só para este fim e esta prática merece ser ensinada a muitas pessoas, para benefício de todos!

 

Com todo o meu entusiasmo e força de guerreira… 🙂

 

Ana Taboada

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s