Formação de Professores de Lu Jong

"Que a preciosa linhagem desta prática seja preservada para que possa chegar a muitos, para benefício de todos."

 

Caros amigos e amigas,

 

Como já devem ter conhecimento, os preciosos ensinamentos de Lu Jong foram-me diretamente transmitidos pelo Venerável Mestre Tulku Lobsang em cursos e retiros na Alemanha, Suiça e Austria e estou autorizada não só a ensinar Lu Jong, como também a dar cursos de formação para preparar futuros professores de Lu Jong.

 

Estes cursos de formação estão inseridos num programa de certificação oficial reconhecido pela organização Nangten Menlang International e com a bênção de Tulku Lobsang.

 

Por isso, é com muito entusiasmo e dedicação que comunico que irei iniciar um curso de formação no meu Estúdio de Yoga em Braga de Outubro de 2011 a Março de 2012, num fim-de-semana por mês, perfazendo um total de 6 fins-de-semana (total: 85 horas).

 

Após completarem este curso de preparação de 85 horas, a certificação final é realizada num fim-de-semana onde os alunos recebem ensinamentos diretamente de Tulku Lobsang e serão  submetidos a um teste escrito. Todos os que forem aprovados no teste receberão a certificação de Tulku-la e a sua bênção para ensinar.

 

Para algum esclarecimento ou mais informações sobre datas, preços, condições, etc, contactem-me por email: Ana@anataboada.com.

E ainda para quem é de longe e gostaria muito de frequentar esta formação terão a hipótese de usufruir de condições especiais de pagamento desde que o pedido seja solicitado e justificado .

Por fim, para quem não sabe o que é o Lu Jong ou pretende se informar sobre o novo programa de certificação oficial, poderão ler o texto abaixo.

 

Boa leitura!

 

O que é o Lu Jong?

Em tibetano “Lu” significa corpo e “jong” significa transformação. Através desta prática física, podemos transformar-nos.

O Lu Jong nasceu das tradições budistas Bön e Tantrayana e constitui uma prática do budismo tibetano. O Tantrayana, que solicita a utilização do corpo como o veículo para o auto-desenvolvimento, está presente em todas as principais escolas do budismo tibetano. Por isso, existem exercícios de Lu Jong nas tradições Kagyu, Gelug, Sakya, Nyima e Jonang. Sem um corpo puro, não iremos longe no desenvolvimento da mente.

Esta prática é formada por uma série simples de movimentos corporais executados em conjunção com um ritmo respiratório próprio. Estes movimentos exercem efeitos profundos sobre a saúde do nosso corpo e mente.  O principal objectivo desta arte ancestral tibetana é encontrar saúde, força, estabilidade e felicidade.

Ao combinar a forma e o movimento de forma a colocar repetidamente uma pressão suave em pontos particulares do corpo, o Lu Jong cria a oportunidade para a libertação de bloqueios nos canais e para a energia bloqueada voltar a fluir normalmente.

O Verenável Mestre Tulku Lobsang é o pioneiro e transmissor desta prática. Embora as raízes do Lu Jong sejam muito profundas, ascendendo ao tempo de Buda Shakyamuni, encontramos diferentes exercícios e variações em cada linhagem que foram desenvolvidos para os problemas das pessoas de cada época.

Tulku Lobsang sempre sentiu uma afinidade especial pelas tradições budistas do movimento, como o Lu Jong, o Tsa Lung, o Trulkhor e o Tummo e procurou aprender estas práticas com vários mestres, pedindo-lhes que lhe transmitissem a sabedoria única das suas linhagens.

Posteriormente Tulku-La procedeu à recolha destes movimentos e compilou-os numa única prática, como parte de um ciclo completo. Os vários anos que passou a ensinar e a dar consultas a pessoas no Ocidente, permitiram-lhe ficar a conhecer muito bem os problemas e limitações particulares do corpo ocidental. Tulku-la ajustou os movimentos, de modo a adaptá-los às pessoas a quem a prática se destina agora, para potenciar ao máximo a sua eficácia.

Os ensinamentos do budismo tibetano têm-se mantido bem vivos e intactos graças à tradição da “linhagem”. O conhecimento tem sido transmitido principalmente através da relação aluno-professor. Desta forma, é criada uma linha directa entre aluno e mestre, e também com o mestre do mestre, com o mestre deste último e assim sucessivamente. A pessoa que aprende fica assim ligada de forma ininterrupta à sabedoria ancestral, preservando-a de geração em geração. A qualidade da transmissão é da maior importância.

Como a prática do Lu Jong está profundamente ligada a Tulku Lobsang, ao ligarmo-nos a Tulku-la, respeitamos o ensinamento, o professor e os estudantes porque asseguramos que o Lu Jong será transmitido com muita qualidade. Assegurar a qualidade da transmissão é a forma de preservarmos com responsabilidade as tradições ancestrais, disponibilizando simultaneamente os maiores benefícios.

Por este motivo, Tulku Lobsang decidiu implementar um novo sistema de certificação de professores de Lu Jong para apoiar o crescimento da prática do Lu Jong, preservando ao mesmo tempo a sua autenticidade e qualidade.

 

Programa Oficial de Certificação:

O objectivo deste programa é unir todos os professores certificados de uma maneira que promova o sentido de comunidade e entreajuda, essencial para que a linhagem deste ensinamento se mantenha intacta. Ao oferecer um sistema abrangente e normalizado para o desenvolvimento dos professores e formadores de Lu Jong, estamos a honrar e respeitar os alunos, o ensinamento e Tulku Lobsang.

Segue-se um resumo do novo programa de certificação:

 

1º etapa: Preparação
Tulku Lobsang seleccionou vários estudantes seus para se tornarem formadores e assumirem a responsabilidade de preparar futuros professores de Lu Jong no seu país. Os formadores disponibilizam um curso de preparação de 12 dias. Nesta altura os alunos aprendem:

  • a História do Lu Jong
  • os benefícios do Lu Jong
  • conhecimentos de base sobre o budismo tibetano, Tantrayana e Medicina tibetana
  • a prática de Lu Jong 1 e respectivas modificações
  • práticas adicionais, como as prosternações, massagens e trabalho de respiração
  • pedagogia e logística para ensinar e preparar aulas de Lu jong

Este curso é de 85 horas. Incui Manual Completo de Lu Jong de 330 páginas!

 

2º etapa: Certificação
Os potenciais professores de Lu Jong 1 receberão a transmissão directa dos ensinamentos de Lu Jong de Tulku Lobsang durante um Fim-de-semana de Certificação. Serão igualmente submetidos a um teste escrito sobre os ensinamentos. Todos os que forem aprovados no teste receberão a certificação de Tulku-la e a sua bênção para ensinar.

 

3º etapa: Renovação
Todos os anos, haverá oportunidade para renovarem o seu certificado. Os professores de Lu Jong reunir-se-ão para actualização de conhecimentos, para aprenderem uns com os outros, para intercâmbio de experiências, para continuarem o seu desenvolvimento, para aprofundarem a sua prática e, acima de tudo, para renovarem a sua ligação com Tulku-la. Têm de ser aprovados num exame escrito ministrado durante este curso para renovarem o seu certificado. O certificado renovado é válido por dois anos.

 

Desejo sinceramente que esta valiosa prática se possa espalhar e trazer benefícios a cada vez mais pessoas. Conto com a vossa ajuda na divulgação desta mensagem.

 

Com todo o meu entusiasmo e dedicação,

Ana Taboada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s